Mais um município cearense faz parte da rede de Telessaúde do estado. Na reta final de março, a prefeitura do Cedro e o Núcleo de Telessaúde do Ceará — lotado no Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC) — firmaram uma importante parceria para realização de ações na área de teleassistência e de teleducação que beneficiam os profissionais de saúde atuantes na cidade.
A ideia é garantir a capacitação desses profissionais por meio de cursos regulares — ofertados na modalidade EaD pelo Telessaúde CE (NUTEDS/UFC), em parceria com o Telessaúde Brasil Redes (Ministério da Saúde). Atualmente, por exemplo, um ciclo mensal de cursos foi lançado com vagas abertas para todo o país. Além das ofertas educacionais, pretende-se potencializar os serviços de saúde com o aprimoramento da assistência no município.
Para isso, todos os profissionais atuantes na cidade (atenção básica) contam agora com nove serviços de teleconsultoria: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Ginecologia, Enfermagem, Infectologia, Odontologia e Pediatria.
O serviço de teleconsultoria ofertado pelo Telessaúde CE atende a portaria 2.546 (2011) do Ministério da Saúde, garantindo a realização de consultas registradas e realizadas entre profissionais e gestores da área da saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho. A iniciativa visa ampliar a capacidade resolutiva de quem solicita uma teleconsulta nos municípios do interior com o apoio de especialistas teleconsultores em uma das nove áreas atendidas. Tudo feito a distância.
Com isso, o Cedro passa a fazer parte de uma rede que integra mais de 100 cidades do estado atendidas pelo Telessaúde CE (NUTEDS/UFC) desde que o programa foi criado há 10 anos.
Sobre o Programa Telessaúde Brasil Redes