Canal NUTEDS/FAMED/UFC: conteúdo multimídia de acesso livre

Desde 2009, o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS), onde funciona o TelessaúdeCE, desenvolve estratégias de comunicação em saúde não só para fomentar a divulgação de informações importantes na área, mas também para facilitar o acesso a conteúdos de qualidade para capacitação de estudantes e profissionais no Ceará e no Brasil.

Uma dessas iniciativas surgiu com o Núcleo. Antes projetado apenas para armazenar alguns vídeos dos muitos cursos EaD ofertados pela instituição, o canal do NUTEDS no YouTube tomou corpo, foi reestruturado e passou a contar com conteúdo próprio, produzido exclusivamente para alimentar o catálogo de material disponível ao público, inclusive com sugestões dos usuários.

São mais de 150 webaulas disponíveis e 45 gravações das webconferências realizadas pelo ciclo de palestras do Núcleo entre as pastas com mais acesso. Os temas variam de saúde mental a aplicações de telessaúde na Atenção Básica. Tudo disponível de maneira gratuita e livre. Assim, cria-se uma ferramenta de apoio nos processos de ensino e aprendizagem para capacitação continuada em temas da área da saúde.