Teleconsultoria

Informações

Link para o Sistema de Cadastro: https://ufc.unasus.gov.br/telessaude/

Tutoriais (CLIQUE AQUI para acessar o tutorial de cadastro)

O que é?

Teleconsultoria constitui “consulta registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área da saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho” (Portaria 2.546, 27/10/2011, Ministério da Saúde).

Como funciona?

Podem ser de dois tipos:

  • síncrona – teleconsultoria realizada em tempo real, geralmente por chat, web ou videoconferência. Nesses casos, as discussões ocorrem em tempo real.
  • assíncrona – teleconsultoria realizada por meio de mensagens off-line. Nesta modalidade, a questão enviada pelo solicitante é posteriormente respondida pelo teleconsultor.

A solicitação de uma teleconsultoria ocorre entre um ou mais profissionais de saúde solicitantes e um ou mais teleconsultores. A Rede de Teleassistência do Telessaúde-CE oferece serviço de teleconsultorias assíncronas, em que as solicitações são encaminhadas aos plantonistas reguladores ou especialistas, dentre as especialidade atendidas pelo projeto. O prazo para retorno com uma resposta à solicitação é de até 48h.

Quem pode solicitar?

Profissionais de saúde da Atenção Básica.

Como solicitar?

É preciso realizar o cadastro em nosso sistema para solicitar uma teleconsultoria. CLIQUE AQUI para acessar o tutorial de cadastro.

Sobre as especialidades atendidas

  • Cardiologista
  • Cirurgia de cabeça e pescoço
  • Dermatologista
  • Endocrinologista
  • Enfermeiro regulador
  • Ginecologia
  • Infectologista
  • Médico regulador
  • Odontólogo regulador
  • Pediatra