Núcleo de Telessaúde do Ceará recebe certificado de reconhecimento pelos serviços prestados

Em 2017, o Núcleo de Telessaúde do Ceará completou uma década de existência. Com anos em expertise na prestação de serviços para aperfeiçoamento do sistema de saúde no estado e no Brasil, o Núcleo foi agraciado com o certificado de reconhecimento entregue pelo Departamento de Gestão da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, que coordena as ações do Programa Telessaúde Brasil Redes.

Vinculado ao Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará – (NUTEDS/UFC), o projeto existe desde 2007, fomentando ações na área de Educação a Distância (EaD) online por meio de cursos, webpalestras e treinamentos que visam capacitar profissionais de saúde em geral, especialmente os que atuam no âmbito do TelessaúdeCE.

Desde sua fundação, na área assistencial, o Núcleo já realizou mais de 170 mil eletrocardiogramas pelo sistema de telecardiologia, disponibilizado para 30 municípios em diversas regiões do Ceará. Atualmente, 156 municípios cearenses são atendidos com serviços em nove especialidades médicas: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Ginecologia, Enfermagem, Infectologia, Odontologia, Pediatria. Além disso, só este ano foram 12 novas capacitações ofertadas em EaD online com milhares de vagas abertas, muitas das quais para todo o país.

A certificação consolida a posição do Núcleo como um dos principais polos do programa Telessaúde nacional e abre caminho para mais iniciativas em 2018.