11 mil vagas abertas para cursos de qualificação profissional na área da saúde

Mais de 11 mil vagas estão abertas para seis cursos diferentes voltados para profissionais da área da saúde e interessados nos temas. Os cursos são ofertados pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC) em parceria com o Programa Telessaúde Brasil Redes.

As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas. Interessados devem preencher o formulário de inscrição especificado para cada curso. As informações de acesso serão enviadas em até 72h horas após o preenchimento do formulário. Todos os cursos são gratuitos e autoinstrucionais, ou seja, podem ser realizados conforme o ritmo de cada cursista.

1 – Educação a Distância Online para a Área da Saúde

O curso expõe os fundamentos da Educação a Distância online, modalidade seguindo padrões do blended learning, na atual Sociedade do Conhecimento, em face das funcionalidades das diversas ferramentas disponibilizadas pelas Novas Tecnologias da Informação e das Comunicações, ressaltando sua importância na formação continuada de profissionais da área da saúde. A capacitação é destinada aos profissionais da área da saúde (nível médio e/ou superior) em atuação na Estratégia de Saúde da Família (gestão, assistência e/ou formação de recursos humanos), nas diversas Redes de Atenção a Saúde, incluindo o NASF e Docentes da área da saúde em exercício, além de interessados no tema. Mil vagas estão abertas. O curso tem carga horária de 60h.

CLIQUE AQUI para acessar o formulário de inscrição.

2 – Capacitação sobre Zika, Dengue e Chikungunya para profissionais de saúde 

O Curso tem por objetivo ampliar a capacidade de enfrentamento das principais situações de risco relacionadas às arboviroses Zika, Dengue e Chikungunya. Podem se inscrever profissionais da área da saúde, especialmente os que atuam nas Equipes de Saúde da Família, no Sistema Único de Saúde  (SUS). Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentistas, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos estão entre o público alvo. 2 mil vagas estão abertas. O curso tem carga horária de 20h.

CLIQUE AQUI para acessar o formulário de inscrição.

3 – Curso Contexto Atual da Telessaúde e da Telemedicina no Brasil 

O curso de Capacitação “Contexto Atual da Telessaúde e da Telemedicina no Brasil” é voltado para profissionais da área da saúde de nível médio e superior, mas está aberto para demais interessados no tema. 2 mil vagas estão abertas. O curso pretende mostrar a o que é e como funciona o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes. O curso tem carga horária de 60h.

CLIQUE AQUI para acessar o formulário de inscrição.

4 – Curso Introdução à Informática em Saúde  

O curso “Introdução à Informática em Saúde” aborda a importância da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDICs) na área da saúde, tanto nos aspectos ligados ao que se denomina Informática em Saúde ou Informática Médica, quanto na convergência desta área com a Educação a Distância online. A ideia é enfatizar o valor da educação colaborativa à distância na capacitação profissional em diferentes áreas da saúde. O curso possui três unidades que abordam temas relacionados à história da Informática em Saúde, as perspectivas desta área no Brasil, e aspectos referentes à Saúde Digital. 2 mil vagas estão abertas. Profissionais da saúde e interessados no tema podem participar. O curso tem carga horária de 60h.

CLIQUE AQUI para acessar o formulário de inscrição.

5 – Capacitação para Profissionais de Saúde em Telessaúde 

O projeto pretende ampliar a capacidade de enfrentamento de situações de risco que se apresentam nas áreas de atuação do profissional de saúde e áreas afins. O curso é constituído de cinco módulos. O primeiro módulo aborda as diretrizes do Programa Telessaúde Brasil Redes, e como este tem funcionado no Estado do Ceará. O segundo aborda as Doenças tropicais com foco na Dengue, Chikungunya e Zica; seguido pelos módulos sobre Geriatria, Drogas e Doenças Crônicas não Transmissíveis. 2 mil vagas estão abertas. Profissionais da saúde e interessados no tema podem participar. O curso tem carga horária de 60h.

CLIQUE AQUI para acessar o formulário de inscrição.

6 – Capacitação sobre Diabetes Mellitus para Profissionais de Saúde    

O curso tem como objetivo ampliar a capacidade de enfrentamento das principais situações de risco relacionadas ao Diabetes Mellitus que se apresentam no cotidiano do profissional de saúde. Podem participar Enfermeiros e Médicos, preferencialmente atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS), em especial nas Equipes da Saúde da Família (ESF). O curso tem carga horária de 10h.

CLIQUE AQUI para acessar o formulário de inscrição.