Telessaúde CE reativa serviço de telecardiologia

Treinamento para reativação do serviço de telecardiologia. (Foto: Equipe NUTEDS/UFC)

A última semana do mês de setembro marcou o processo de reativação do serviço de telecardiologia, ofertado pelo TelessaúdeCE, em parceria com o Programa Telessaúde Brasil Redes e o Núcleo de Telessaúde de Minas Gerais. Agora, o serviço passa a fazer parte da Oferta Nacional de Telediagnóstico (ONTD), coordenado pleo Núcleo de Minas com apoio local do Núcleo de TelssaúdeCE, feito que coloca o Ceará entre os quatro estados brasileiros contemplados pela oferta.

No dia 25 de setembro, representantes das secretarias de saúde de todos os municípios cearenses beneficiados pelo projeto compareceram ao Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC), onde funciona do TelessaúdeCE, para a cerimônia de reativação do serviço. O evento contou com a participação do Dr. Marcos Pélico, representante do Ministério da Saúde, e do Dr. Renato Mineli, representante do Telessaúde de Minas Gerais, que congregará as ações de telecardiologia da ONTD.

Entre os dias 26 e 28 de setembro aconteceu a rodada de treinamento dos técnicos que atuam com o serviço de telecardiologia no estado em cada município atendido.  O treinamento contou com apoio de profissionais dos Núcleos de Telessaúde do Ceará e de Minas.