Ceará é o 4º estado do país contemplado pela Oferta Nacional de Telediagnóstico

Entre com os representantes dos dois núcleos em Minas Gerais (Foto: TelessaúdeMG)

O Ceará se tornou o quarto estado brasileiro a ser contemplado pela Oferta Nacional de Telediagnóstico (ONTD). O serviço faz parte das ações do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde. Ceará, Acre Bahia e Mato Grosso são, por ora, os únicos estados agraciados pelo projeto.

Por ora, apenas o serviço de telecardiologia no Ceará serão integrados à ONTD. A proposta tem como objetivo facilitar a realização de exames de eletrocardiograma e a disponibilidade de laudos à distância no âmbito da Atenção Básica. A ideia é atender especialmente cidades pequenas, desprovidas de profissionais especializados em cardiologia.

No estado do Ceará, o serviço terá apoio do Núcleo de Telessaúde lotado na Universidade Federal do Ceará (UFC), lotado no Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade (NUTEDS/FAMED/UFC).

Nos dias 04 a 05 de setembro, uma equipe do Núcleo de Telessaúde do estado  Núcleo Estadual de Minas Gerais HC-UFMG, definido como Núcleo Especialista para ECG na ONTD, realizou treinamento inicial do sistema de telediagnóstico ECG para a equipe do Núcleo do Telessaúde do Ceará nos dias 04 e 05 de setembro no Centro de Telessaúde do HC-UFMG.

Estiveram presentes durante a visita ao Telessaúde HC-UFMG, Diego Rodrigues Tavares – Coordenador da TI, Cleyson Carvalho Candido – Suporte técnico de TI, Sheila Ferreira Barbosa – Monitora de campo e Nalu Andrade Mota – Monitora de Campo e Administrativo do Núcleo do Ceará.

Os Núcleos planejaram a próxima fase de implantação do sistema que terá sequência em Fortaleza entre os dias 24 e 28 de setembro com representantes de 23 municípios cearenses que participarão da Oferta.