Webaulas sobre sarampo disponíveis no canal do NUTEDS/UFC no YouTube

O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC), onde funciona o Telessaúde CE, disponibilizou em seu canal no YouTube duas webaulas sobre aspectos gerais, vírus, sintomas, manejo de pacientes e diagnóstico do Sarampo. As webaulas são de 2015, mas ainda hoje são atuais e pertinentes.

Este ano, casos de sarampo têm se espalhado pelo país, especialmente na região Norte, e a possibilidade de um surto é algo que deixa as autoridades e os profissionais de saúde em alerta. Assim, as webaulas podem ser um importante material para quem busca entender mais sobre a doença, os desafios que ela impõe para o sistema de saúde e sobre a necessidade de imunização, especialmente para quem atua na atenção básica.

São duas webaulas:

Webaula 1 – neste video, discute-se aspectos Clínicos e diagnósticos diferenciados. A aula é ministrada pelo médico e prof. Adjunto de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFC e do Hospital São José (Fortaleza CE), Robério Dias Leite. São abordados pontos como o detalhamento e mapeamento sobre o vírus da doença, a sua fisiopatologia, sintomas e complicações. Ainda é analisado às conduta de chegada do paciente com suspeita no SUS, bem como o modo de agir dos profissionais de saúde e de demais pessoas em contato com pacientes infectados.

CLIQUE AQUI para assistir

Webaula 2 – Por fim, a enfermeira e Especialista em Saúde Pública e gestão em Clínicas SUS, Valéria Mesquita, é a convidada para a webaula sobre os processos de Trabalho na Atenção básica, visando o controle do Surto de Sarampo. A especialista faz uma análise da situação da área Adstrita da Unidade Básica de Saúde, fala sobre salas de vacina e toda sua organização, rotinas e funcionamento.

CLIQUE AQUI para assitir

Sobre o sarampo – O sarampo é um vírus de fácil transmissão, podendo gerar complicações neurológicas. Transmite-se facilmente por via aérea através da tosse e espirros de uma pessoa infectada. Entre os sintomas, destacam-se Infecção nos ouvidos, Diarreia, Vômito, Hemorragia, Alterações neurológicas (convulsões e encefalites), Pneumonia bacteriana secundária e Hepatite.

Todo mundo precisa tomar duas doses da vacina a partir de um ano de idade. A imunização está dentro da vacina tríplice viral (protege contra sarampo, rubéola e caxumba).