NUTEDS/UFC e UNA-SUS lançam nova oferta do curso “Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas”

O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC) e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) abriram inscrições para nova oferta do curso “Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas”. Cinco mil vagas estão disponíveis para todo o país.

Ofertado na modalidade EaD, o curso tem carga horária de 45 horas e dará direito à certificação. A primeira oferta aconteceu no ano de 2015. Ao todo, mais de 15 mil vagas foram abertas nacionalmente desde então, capacitando profissionais que lidam com as populações alvo do curso.

O projeto leva em consideração a Portaria Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta e visa contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades dos profissionais de saúde que atuam com essas populações. A ideia é incorporar práticas de cuidado à saúde no processo de trabalho desses profissionais, considerando os determinantes sociais da população atendida. O conteúdo das aulas está dividido em três módulos. A primeira unidade deve abordar os modos de vida e a situação de saúde dessas populações. A segunda unidade leva em consideração aspectos de vigilância e da promoção da saúde. Na terceira unidade, deve-se discutir a atenção à saúde e às práticas de cuidado.

Como se inscrever

O público alvo são os profissionais de saúde atuantes da Atenção Básica, mas também podem participar demais interessados no tema, independente da área de formação. As inscrições ficam abertas até o dia 30 de novembro de 2017. Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário de inscrição abaixo. Após a inscrição, o curso já pode ser iniciado.

CLIQUE AQUI para se inscrever

Mais

De acordo com o IBGE, mais de 15% da população brasileira reside em localidades rurais. Além disso, diversos estudos apontam que as condições de saúde das pessoas que vivem ou trabalham no campo são mais precárias se comparadas com aquelas da população urbana, especialmente no que se refere às limitações de acesso aos serviços de saúde e às deficiências em saneamento ambiental.  Isso também ocorre com outras populações que têm seus modos de vida e produção relacionados com a terra, como extrativistas, ribeirinhos, pescadores e raizeiros.

Mais informações: http://www.nuteds.ufc.br / Tel: (85) 3366.8055 / Email: nuteds.comunica@nuteds.ufc.br