Nescon/UFMG abre novas ofertas do Curso de Qualificação para Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (Nescon/UFMG), integrante da Rede UNA-SUS, abriu inscrições para quatro novas ofertas de módulos do Curso de Qualificação para Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas. Profissionais de saúde e demais interessados em ampliar os seus conhecimentos no emprego das tecnologias para habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência podem participar. AS inscrições vão até 6 de junho.

CLIQUE AQUI para se inscrever

O curso de qualificação é dividido em quatro ofertas independentes, com carga horária de 30 horas cada, que tratam dos seguintes temas: Direitos das pessoas com deficiência e habilidade física e motoraDireitos das pessoas com deficiência e visãoDireitos das pessoas com deficiência e audição e Direitos das pessoas com deficiência e ampliação da comunicação.

Sobre as tecnologias assistivas

No Brasil, o Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), instituído pela Portaria no 142, de 16 de novembro de 2006, define Tecnologia Assistiva como uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. É o caso das cadeiras de rodas, das próteses de titânio, de línguas como libras e braile, os serviços de voz disponíveis em caixas bancários e os implantes cocleares, por exemplo.

Além de apresentar uma discussão inicial sobre os direitos das pessoas com deficiência, os cursos são contextualizados por meio de casos clínicos que irão ajudar o aluno a entender situações comuns relativas ao tratamento dessa população, como: as adaptações de pacientes que colocam próteses; exercícios que podem ser feitos com cadeirantes; ações de prevenção para que não tenha sequelas em função da deficiência e o acompanhamento do paciente, para que consiga se adaptar às tecnologias utilizadas no tratamento.

Assim, as capacitações fazem parte das ações estratégicas do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, criado pelo Governo Federal, em 2011, para promover o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência.