Pesquisa pioneira estuda temperamento e saúde mental na idade adulta

Temperamento e saúde mental na idade adulta são os principais temas de um estudo pioneiro realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, sob coordenação do Prof. André Férrer Carvalho, e pelo Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação da Universidade de Fortaleza, com coordenação do Prof. Eurico Vasconcelos. O projeto conta com parceria de importantes pesquisadores de universidades brasileiras e internacionais (Universitat de Barcelona, University of Texas Health Science Center e King’s College London) e é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Como participar?

Para participar, interessados deve ter mais de 18 anos. Basta se cadastrar no portal Temperamento e Saúde Mental e responder a questionários de modo gratuito, voluntário e inteiramente confidencial. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), integrante do complexo hospitalar da UFC. A meta é contar, em todo país, com até 50 mil participantes.

No portal Temperamento e Saúde Mental está o formulário com questões ligadas a perfil de temperamento, tendência à depressão e bipolaridade, qualidade da vida sexual e dependência de álcool, tabagismo, comportamentos relacionados ao ciúme, atividade física, qualidade de vida, dentre outras. O formulário estará disponível até o alcance do número estimado de participantes.

O acesso ao site da pesquisa pode ser feito de qualquer dispositivo (celular, tablet, computador). As questões estão distribuídas em seis módulos, e o tempo médio para responder a tudo é de cerca de uma hora, sendo possível interromper o procedimento e retomá-lo e continuar em outro momento, no prazo de até cinco dias.

Sobre a confidencialidade dos participantes

Como garantia da confidencialidade, as informações fornecidas pelos participantes, os pesquisadores terão acesso apenas às respostas dos questionários, que serão usadas somente para análises estatísticas efetuadas com total anonimato. O nome do voluntário não será identificado, e o banco de dados contendo as informações coletadas na pesquisa será criptografado. O acesso a estes se dará mediante senhas de uso exclusivo dos pesquisadores responsáveis.

Feedback – Caso se sinta constrangido ou incomodado por alguma pergunta relacionada a seu comportamento ou a aspectos psicológicos, o participante pode se recusar a participar da pesquisa, bastando não aceitar o termo de consentimento livre e esclarecido logo após fornecer o login e preencher dados cadastrais.

Um diferencial no levantamento é que o participante receberá retorno referente aos questionários respondidos. Caso ocorra triagem positiva para alguma desordem, ele é orientado a procurar atendimento para possível esclarecimento diagnóstico e eventual tratamento.

A equipe informa que já tem publicado de modo consistente, em relevantes periódicos indexados nacional e internacionalmente, material sobre  temperamento e outros temas em psiquiatria que são investigados na plataforma virtual.

Com informações do site da UFC e de Myrela Machado, mestranda e integrante da equipe organizadora da pesquisa – fone: 85 9 9955 6160